Cléia Alves

 
Currículo Resumé

Amazonense nascida em Manaus é graduada em Licenciatura em Dança e Dançarina Profissional pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Metodologia do Ensino Superior-Uninorte. Finalista do curso de Licenciatura em Pedagogia-UNINORTE.
É diretora artística, professora e coreógrafa a treze anos da Cia Ballet da Barra. Ganhou o prêmio Proarte com o espetáculo “A Criação do Mundo” em 2008. Ganhou o prêmio Programa de Apoio e Incentivo à Cultura-PAIC em 2009 com o projeto “Dança da Gente-Oficina de Danças Brasileiras”. Projeto de Pesquisa Cultural com o tema “Danças Contemporâneas com  Matrizes  Afro-Brasileiras em Manaus” ( 1988 a 2008) projeto ganhador do Prêmio Programa de Apoio às Artes-PROARTE-2011 pela Secretaria de Cultura do Estado-SEC.  
 

Dançarina, capoeirista, professora e coreógrafa do grupo de capoeira Cativeiro do Amazonas (atual Matumbé), em 2009 a convite, viajou para Bélgica, Inglaterra, Grécia e França para ministrar oficinas de danças populares. É integrante do grupo Vozes do Cativeiro e participou das gravações do cd “Sambador Sou Eu” em 2009 e 2010. Com o grupo de Capoeira Malungu Dudu montou e dançou os espetáculos afros intitulados “Xangô e suas Iabás” em 1993 e “Águas para Oxalá” em 1994 no Festival da Canção de Itacoatiara-Fecani.
Em 2009 foi convidada pela Secretaria de Estado de Cultura para participar como membro do corpo de jurados do 53º Festival Folclórico do Amazonas no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. É diretora social,assessora de comunicação e produtora de eventos da Associação dos Profissionais de Dança do Amazonas-APRODAM. Em 2011 participou da curadoria, assessoria de comunicação e da equipe de trabalho do 3º Festival Amazonas de Dança-FAD e da equipe de trabalho e assessoria de comunicação da 1ª CENADEDANÇA das academias de dança do Amazonas.
 
Em 2013 coordenou o Projeto Matumbé-Oficinas de Danças Afro-Brasileiras projeto ganhador do Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais promovido pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. Neste mesmo ano viajou para Marselha-França  representando FACCI-Centro de Investigação em Arte e Cultura Afroameríndia para ministrar oficina e palestra  com o tema danças de Matrizes Negras no Amazonas e representando a Contem Dança Cia pela  produção do espetáculo solo Dinahí.
Em 2013 ganhou o prêmio Culturas Populares Edição 100 Anos de Mazzaropi – A Cultura Popular no Cinema com Projeto Matumbé-Cultura Arte e Pesquisa com Matrizes Afro-Brasileira em Manaus.

Em agosto de 2014 foi convidada para ser jurada do XV Festival Folclórico de Presidente Figueiredo-AM.

Vem desenvolvendo atividades de pesquisa com o Núcleo de Investigação em Dança com tecnologia digital-Docdance.
É produtora cultural e vem realizando o registro audiovisual da Contem Dança Cia desde 2012.


CONTATOS:

cleiaalves.am@gmail.com










 

Nenhum comentário: